Pesquisar este blog

7 de outubro de 2011

Reestruturação da Rota das Capelas

 capela

A ‘ROTA DAS CAPELAS’ nasceu com o propósito de, num roteiro de fé e devoção, unir 6 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Idealizada pela advogada, jornalista e peregrina veterana Arlene Padrão, guaçuana radicada em Aguaí, a mais nova rota de peregrinação do Brasil ligará, por estradas vicinais, as cidades de Aguaí (ponto inicial do caminho), o bairro rural de Santa Luzia, em Espírito Santo do Pinhal e Santo Antonio do Jardim e Andradas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas.

Com um trajeto de 94 km, demarcado no dia 12 de março de 2005, sinalizado com flechas de cor laranja e placas indicativas, os peregrinos encontram cerca de 30 capelas, algumas bem antigas e cada qual com seu estilo e sua história..


O Departamento de Cultura e Turismo de Aguaí, através da Diretora Flávia Verdade Mamede, o Turismólogo Ronaldo Romualdo e Arlene Padrão se reuniram com as cidades que fazem parte do percurso afim de realizar ações para que a rota seja legalizada nos moldes das determinações do Ministério do Turismo, isso inclui a criação de uma associação para o gerenciamento da rota.

O objetivo da rota é desenvolver o turismo local e divulgar as cidades participantes para todo o País como alternativa turístico-cultural-religioso e esportivo ,atraindo peregrinos de todos os cantos do Brasil.

8 comentários:

  1. Muito boa idéia da Arlene!

    ResponderExcluir
  2. Para informação de todos os bikers
    estamos remarcando a Rota das Capelas, pois um trabalho como este feito Pela Sra Arlene Padrão, que mesmo não conhecendo, não podemos deixar acabar. Estaremos iniciando o processo de remarcação neste sábado de 30/03/2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer a Rota dia 25 (semana q vem). Você sabe se está tudo certo e demarcado ?

      Excluir
    2. Quero saber onde encontrar o plano altimétrico para percurso de bike.

      Excluir
    3. Quero saber onde encontrar o plano altimétrico para percurso de bike.

      Excluir
  3. Pretendo fazer a peregrinação de bicicleta, na estação seca, todavia me preocupo com a demarcação e com a estrutura de acolhimento ao ciclista.
    Uma rota curta, que não toma tempo demasiado, ótima opção para quem trabalha e gosta de comungar com a natureza exuberante da região.

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando em fazer essa rota... Há marcações pelo caminho??? Onde inicia em Aguai??? Tem alguem que tenha algum mapa detalhado... Minha pretenção é ir de bicicleta em dois dias, com isso gostaria de ajuda de onde durmir... Obrigada... Carol (carolharder@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Por favor, gostaria de manter contato com algum peregrino(a) que já tenha feita esse percurso, a pé.
    email: gilperdiz@bol.com.br
    Aguardo.
    Sdç peregrinas

    ResponderExcluir